Em comemoração aos 5 anos de existência, o Centro Cultural da faculdade UNISUAM, localizada em Bonsucesso, oferece de forma gratuita a Exposição “Bernard Bouts”, que mostra um pouco da vida do artista que viveu 20 anos em um barco onde morava e criava suas obras.

 

Obras do artista Bernard Bouts.
Exposição Bernard Bouts – CCULT

 

Bernard Bouts nasceu em 2 de dezembro de 1909, em Versalhes. O artista foi obrigado a sair da França por causa da Segunda Guerra Mundial e começou a velejar e pintar na companhia de sua esposa e o seu filho. Em viagens para a América do Sul, Bouts conheceu o Brasil e se apaixonou pela Bahia. Depois de 20 anos velejando, o artista escolheu o Rio de Janeiro como residência fixa.

A professora do curso de Comunicação Social da UNISUAM, Miriam Magalhães, ex coordenadora do Centro Cultural, foi quem organizou a vinda da exposição para o espaço da faculdade. O curador da exposição e neto do falecido artista, Marcelo Gamma gostou do lugar e ofereceu parte do acervo de seu avô para ser exposto no CCULT.

Bruna Marques, funcionária do CCULT contou que a Exposição está sendo bem favorável. Foi mostrado para os coordenadores dos cursos da UNISUAM a importância para os alunos visitarem a Exposição. Segundo Bruna, Bernard Bouts reunia as duas paixões, a navegação e a arte. “Para Bernard Bouts as duas paixões tinha o mesmo gosto”, disse Bruna Marques.

Bruna Marques ao lado de sua obra favorita.

 

Entre pinturas, esculturas e objetos, são cerca de 50 obras de diversas fases da vida de Bernard Bouts,

Em um dia de grande visitação a Exposição, Gabriela Farias, aluna do segundo período de Jornalismo disse que achou tudo muito interessante. “Se você fica um minuto olhando, você vai vendo que em cada obra ele quis expressar alguma coisa”, diz a estudante

A exposição é aberta ao público e vai até o dia 15 de Setembro. O horário de funcionamento do CCULT é de 8h30 às 22h.

 

 

Post by: Mônica Yamachita e Janaína Rodrigues

Leave a comment